domingo, 2 de novembro de 2014

ANÁLISE DE ATIVIDADES DE LEITURA - TEXTO REFLEXIVO

ANÁLISE DE ATIVIDADES DE LEITURA
TEXTO REFLEXIVO

Primordial ao conhecimento. Assim analiso o resultado do curso Leitura e Escrita em Contexto Digital ao meu percurso como professor. Desde o início percebi que a proposta viria de encontro à educação atual, então por que não aceitar mais um desafio e colocar mais este conteúdo a favor da escola e do aluno? Tenho absoluta certeza que esta experiência agregou conhecimentos que serão úteis no meu caminho docente. Mesmo diante de tanta tecnologia, percebi o quanto nós professores temos que nos atualizar, coisas simples mesmo, mas que são de valor educacional considerável ao desenvolvimento do ensino. Muitas vezes percebo que o aluno, no sentido de tecnologia digital, está mais avançado que nós, diante disso o que foi proposto no curso contextualizou para  essa tecnologia e situação, o contexto digital em si. É muito avanço, mas trazer isso para a sala de aula, como recurso para melhorar o ensino, é um fator totalmente positivo que enxerguei no decorrer do curso. A minha disciplina é Educação Física, uma linguagem extremamente contextual e expressiva, como sempre reforço isso ao aluno. Utilizar o aprendido no curso para o dia a dia das minhas aulas será gratificante, afinal não é só de movimento e esporte que minha disciplina consiste, reforço isto pelas últimas edições do Enem, onde se notam questões totalmente interdisciplinares, por exemplo, é incrível uma questão que estava no último Enem; era sobre voleibol, mas expressava múltiplas capacidades: leitura, interpretação, gráfico...
O curso só veio para favorecer ainda mais esta visão. Excelente.

Gilberto – 06/05/12

sábado, 1 de novembro de 2014

SLIDESHARE - TRABALHO PRÁTICO DE LEITURA E ESCRITA

http://www.slideshare.net/ProfessorGilberto1/web-quest-27134831

Recomendação: O link acima traduz um importante trabalho, a partir de uso de jornais, em leitura e escrita e que traz excelentes resultados à aprendizagem. 

Gilberto - 01/11/14.

REFLEXÃO E MEMÓRIAS - INTERNET E OS CONCEITOS DE "HIPER"

Internet e Conceitos de Hiper.

             O avanço da internet é tão rápido e em tão pouco tempo que nos confunde quanto à aprendizagem. Ao se aprofundar os assuntos em tecnologias muitas vezes não se leva em conta que esse mundo digitalizado e tecnológico é recente, de certa forma ainda está engatinhando, mas parece um grande mostro virtual ao compararmos esse avanço com tudo o que obtemos de conteúdos e informações que nos ajudam na aprendizagem. Participar de toda discussão desta unidade trouxe novas reflexões e conceitos novos que já foram até utilizados em se mostraram eficientes no percurso de aprendizagem dos alunos. Não se trata apenas de aprender, de realizar um curso, tudo o que foi vivenciado permitirá facilidade no ensino e fica a certeza de que caberá a cada participante a responsabilidade de estabelecer novas conexões com a educação. Assim como os termos “hiper e wiks” levam a uma interação e novas relações com o mundo e com tendências de interpretação e capacidades ora ainda inexploradas.
            Enfim, uma grande contribuição para novas possibilidades e diferentes recursos auxiliares a esta magia que é o ensinar.

Gilberto - 01/11/14,

HQ - PROFESSOR

        Trata-se de um trabalho do curso Proinfo 2013, com o conteúdo utilizando o recurso HagaQuê.

    

ARTE DIGITAL - NOVAS POSSIBILIDADES

                                                 Arte Digital – Novas Possibilidades.

         Deve-se aqui ter em mente a extensibilidade que a arte digital provoca no mundo da informática. Como visto nos acessos propiciados por esta unidade e nas possibilidades vistas em todos os vídeos e animações configura-se em uma importante ferramenta que pode ser utilizada na escola. Tenho conhecimento sobre este tipo de trabalho, mas restritos a características bem pessoais. Até já tinha pensado em produzir algo parecido na escola, porém, por vezes achava difícil e confuso. O trabalho aqui proposto trouxe melhor entendimento e uma visão favorável a um desenvolvimento de ações no ambiente escolar e fez notar que é perfeitamente possível o seu uso. Este espaço pode levar ao conhecimento das diferentes características, que até então nem imaginava que eram tantas: trabalhar o imaginário, o real, criações artísticas – visuais, digitais, auditiva, animações, vídeos, imagens –, promoverá transformação e reflexão que, muitas vezes, o aluno nem sabe que está vivenciando, mas se tornará algo novo e significativo. Sem dúvidas, a partir deste momento uma melhor interação digital com seus conteúdos e com seus recursos. Dinamismo para novas práticas pedagógicas além de conhecimento pessoal.

Gilberto.
01/11/14.

MÍDIAS-EDUCAÇÃO

MÍDIAS-EDUCAÇÃO.

         A atual realidade da escola no que consiste em tecnologia é bastante favorável, porém causa muita confusão.
O uso das mídias na educação não se restringe unicamente ao uso de computadores, internet, softwares, pesquisas e outros meios. Os textos citam claramente isso, a escola  e, obviamente, os professores estão esquecendo as ferramentas midiáticas básicas e importantes para a formação do aluno: TV, DVD, Rádio, entre outros.
Os textos refletem a importância do uso do maior número de ferramentas disponíveis no ambiente escolar corroborando com a tecnologia atual e todas as suas transformações, pois sabemos que a transformação tecnológica é extremamente veloz e a cada instante suas mudanças nos surpreende pela facilidade que nos traz e a necessidade de capacitação e habilidade para seu uso.
Percebe-se que oportunizar o uso dessas ferramentas no ambiente escolar beneficia professor e aluno, de forma que o professor desenvolverá o conteúdo de sua disciplina e o aluno aprenderá a manusear, desenvolver conceitos além do básico da disciplina, ou seja, através do uso das diversas linguagens ele pode aperfeiçoar a sua pratica escolar, pessoal e até mesmo profissional. Uma aprendizagem além da escola.


Gilberto - 01/11/2014.




PLANEJAMENTO DE ATIVIDADE

Planejamento de Atividade

Curso: Introdução à Educação Digital – Ensinando e Aprendendo com as TICs.
1- Disciplinas envolvidas: Educação Física com participação de todas as disciplinas do currículo.
2- Público Alvo: Ensino Fundamental II.
3- Habilidades e Conteúdos: O conteúdo esporte, dentro da Educação Física, se torna uma importante ferramenta educacional que contribui, satisfatoriamente, para a formação do aluno e desenvolvimento da aprendizagem. O tema trabalhado em conjunto com outras disciplinas possibilita novos conhecimentos, vivências e valores criando novas ações e atitudes cidadãs dentro de um universo coletivo. Há de considerar novas perspectivas com interferências diretas em conceitos de qualidade de vida, trabalho em grupo, promoção da saúde e criatividade para utilizar a aplicação, da  aprendizagem citada, como instrumento, de conscientização social, cultura de movimento, saúde e; principalmente, quanto à cidadania.
4- Objetivo: Tornar os alunos participantes ativos durante a execução do projeto
5- Tempo previsto: 04 dias letivos.
6- Avaliação: Ocorrerá durante todo o projeto.
7- Desenvolvimento: Participação ativa dos alunos durante a execução do Projeto Jogos Escolares (Educação Física) através de filmagens, fotos e cronometragem de tempo durante atividades esportivas, tendo como produto final a criação de uma página do projeto no Facebook.
A ideia da atividade partiu da existência de um projeto iniciado em 2012 na E.E. Lucy Franco Kowalski, onde através da prática de diversas modalidades esportivas e atividades interdisciplinares o aluno participa de forma ativa durante o evento esportivo.
Essa participação ativa ocorre fora de seu período de competição, onde o aluno se torna colaborador do evento, através da utilização de diversos recursos tecnológicos: celulares, máquinas fotográficas, filmadora, aparelho de som, microfone, relógio, cronômetros, entre outros. De posse de todo o material coletado pelo aluno, criamos uma página para o projeto no Facebook.

8- Home Page do projeto:

Gilberto - 01/11/2014.