Atividade 2.10 Registro de Experiência Projeto "Animais Marinhos"

Projeto Animais Marinhos

Disciplinas: Ciências e Geografia

Público Alvo: 3ºano e 7ºano

Habilidades e conteúdos

Ecossistema marinho e biodiversidade (7ºano);
. Características dos animais marinhos (3º ano);
. Habitat Natural (3ºano);
. Fauna Marinha (7ºano);
Classificar e reconhecer as diferentes espécies marinhas e seu habitat (3º e 7º anos);
. Conhecer e compreender o ecossistema marinho e sua biodiversidade (7º ano);
. Compreender a importância da preservação marinha para o futuro (3º e 7º anos);
. Elencar a diferença entre mares abertos e fechados bem como a migração das espécies (7º ano).

Desenvolvimento

Adaptados para 3º e 7º anos

. Assistimos vídeos (Internet) documentários na sala  informática sobre fauna marinha e habitat;
. Em sala comentamos os vídeos;
. Foram sugeridos pesquisas em casa e fotos sobre o assunto desenvolvido;
. Questionamento sobre os temas;
. Confecção de cartazes;
. Uso de fotos (câmera fotográfica) dos alunos desenvolvendo atividades em sala;
. Exposição dos trabalhos na escola;
. Músicas sobre o assunto (rádio);
. Fechamento do projeto (Movie Maker) registrando o estudo desenvolvido (3º ano);
. Apresentação do Movie Maker para comunidade (3º ano);
. Exposição de trabalhos realizados na escola e explicações dos alunos na exposição (7º ano).

Recursos Utilizados

. Computador;
. Internet;
. Mídias;
. Revistas, jornais, livros...;
. Câmera fotográfica;
. Rádio.

Tempo necessário para aplicação

3º ano: vinte dias .
7º anos: seis aulas.
Formas de avaliação

Foram observadas a participação e compreensão geral da sala, bem como a organização, capricho e habilidades; interesse em aprofundamento dos assuntos e outros.


Anexos
Internet
Vídeos Yotube:





Músicas
Mídias e Rádio

As coisas tão mais lindas” Nando Reis;
Salve o Planeta azul” Cidade Negra.

Computador
Elaboração do Movie Maker
(fotos e músicas)


Vídeo postado no blog fotografandoviagemaravilhosa.blogspot.com.br


Conclusão:

O curso sobre as TICs na educação, nos mostra como a tecnologia na escola não é problema e nem solução e sim um auxiliar para melhorar a qualidade de ensino. É necessário renovar, assumir responsabilidades profissionais, aproveitar o que os alunos também gostam dentro do mundo virtual e colocarmos juntos em prática no ensino/aprendizagem, favorecendo mudanças significativas na nossa sociedade.
 A inclusão digital está avançando aos poucos, professores capacitados e comprometidos com as novas tecnologias serão mais bem qualificados dentro da esfera educacional, a nossa experiência inicial foi gratificante.




 Grupo:
Eliana Aparecida Motta e Fábio Medeiros




Nenhum comentário:

Postar um comentário