Atividade 4.4 - 4.6

Este espaço está destinado para publicar as reflexões do grupo quanto o uso das mídias na escola.



PRÁTICA PEDAGÓGICA E MÍDIAS DIGITAIS
MÍDIAS-EDUCAÇÃO

         A atual realidade da escola no que consiste em tecnologia é bastante favorável, porem causa muita confusão.
O uso das mídias na educação não se restringe unicamente ao uso de computadores, internet, softwares, pesquisas e outros meios. Os textos citam claramente isso, a escola  e, obviamente, os professores estão esquecendo as ferramentas midiáticas básicas e importantes para a formação do aluno: TV, DVD, Rádio, entre outros.
Os textos refletem a importância do uso do maior número de ferramentas disponíveis no ambiente escolar corroborando com a tecnologia atual e todas as suas transformações, pois sabemos que a transformação tecnológica é extremamente veloz e a cada instante suas mudanças nos surpreende pela facilidade que nos traz e a necessidade de capacitação e habilidade para seu uso.
Percebe-se que oportunizar o uso dessas ferramentas no ambiente escolar beneficia professor e aluno, de forma que o professor desenvolverá o conteúdo de sua disciplina e o aluno aprenderá a manusear, desenvolver conceitos além do básico da disciplina, ou seja, através do uso das diversas linguagens ele pode aperfeiçoar a sua pratica escolar, pessoal e até mesmo profissional. Uma aprendizagem além da escola. 

Autores: 
Alessandra Regina Cordeiro
Gilberto Otaviano da Silva
Valdir Leiva Ribeiro





Atividades 4.4 a 4.6 Mídias na Educação

A mídia tem papel fundamental para construção do pensamento crítico na escola, através do uso da tecnologia e da percepção e participação interagindo com sua realidade.
É fundamental que o aluno construa suas próprias narrativas, não se limitando somente a leitura de jornais e revistas eletrônicas é necessário interagir,  este é o papel incorporador e facilitador das novas tecnologias.
A importância da mídia vem com a comunicação visual, a imagem fala por si, transmitindo informações que agregam os conhecimentos já adquiridos, gerando assim aprendizado e reflexão, como se os conhecimentos fossem moldando se.
O grande objetivo é capacitar os alunos para que eles possam por meio de sua reflexão, avaliar o que lhe foi informado e saber o que será feito com o mesmo.
O desafio é produzir mensagens através de mídias e interferências positivas de quem media este estudo em sala.
            Usar mídias para criar, por exemplo, “Programas de Rádios”, pode proporcionar reflexão criatividade, melhora da escrita, leitura...
Concluímos então que mídia na educação, aliada a um professor mediador e desafiador poderá gerar revolução e aprendizados como qualidades muito positivas e gratificantes na educação, atual e futura.
Na sociedade de hoje, a imagem digital é mais importante que a imagem impressa,  portanto é necessário haver uma compreensão das imagens visuais,  entre outros elementos midiáticos, e filtrar e transformar estas imagens  é de suma importância, pois decodificar, entender, interpretar e criar  produções digitais será sim papel fundamental do cidadão do dia atual.Cabe ao professor mediar e aproveitar de melhor maneira o uso e transformação das mídias.
Produzido por
Eliana Aparecida Motta e
Fábio Medeiros




Impressões das mídias digitais
Uma das impressões que o texto causou em nós é de quanta responsabilidade tem o nosso papel como formadores, pois vai muito além de desenvolvermos os conteúdos programáticos das nossas disciplinas, mas, também, capacitar os estudantes para que sejam críticos com relação as informações que chegam até eles por meio das diversas mídias. Para tanto, é necessário transformar essa informações em práticas educativas.
Partindo da realidade dos estudantes é possível construir atividades que venham promover neles uma reflexão crítica e de transformação da mesma. Uma das inquietações é a disponibilidade dos recursos para desenvolvimento dessas atividades.
Um fator importante é que para exercemos a nossa cidadania na era digital é de fundamental importância que saibamos compreender e utilizar essas mídias. Portanto, alfabetizar se no uso dessas mídias permitirá a realização de uma leitura de mundo por meio das próprias construções.

Produzidos por
Cácia de Souza Araújo
Johnny Mota Cassani 

Mídias na Educação
A impressão que o texto nos dá, é que o uso de tecnologias no currículo é uma realidade que não dá mais para ignorar ou recusar. Os alunos chegam em sala de aula com as informações e conhecimentos que adquiriram na Internet, ou outros meios de mídia, e o professor precisa estar por dentro destas novidades. É através da articulação dos saberes que se transformam as práticas.
Minha prática sofreu muitas mudanças, descobri novas formas de ensino e aprendizagem. O computador pode ser uma ferramenta valiosa para a prática pedagógica. Recursos como Internet, Facebook, MSN, E-mail, podem auxiliar na construção, interação e divulgação de informações e conhecimentos que o educando, sob a orientação do professor, vai processando no decorrer de seu aprendizado. E através da mídia, os alunos poderão participar da construção do seu conhecimento crítico, fundamental para o processo de desenvolvimento.
Podemos divulgar atividades por blogs das turmas, enviar recados pelo facebook, criar mapas conceituais para resumos de textos,criação de vídeos,com forma de expansão crítica, pois assim os educandos, são obrigados a pesquisar, elaborar, criar, executar, e socializar.Podemos trabalhar diversas habilidades e competências em somente uma atividade.
A Internet pode ser um instrumento positivo ou negativo, tudo dependerá do foco que se atribui ao seu uso, portanto é necessário ser criterioso quanto aos conteúdos veiculados na rede mundial de computadores.Se em trabalhos escolares os alunos somente copiarem e colarem os conteúdos,a internet influenciou de uma maneira negativa. Se a utilizarmos de forma criativa, ela nos propiciará trabalhos positivos.

Vanessa e Dirce

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