PRÁTICA
PEDAGÓGICA E MÍDIAS DIGITAIS
MÍDIAS-EDUCAÇÃO
A
atual realidade da escola no que consiste em tecnologia é bastante favorável,
porem causa muita confusão.
O uso das mídias na educação não se restringe
unicamente ao uso de computadores, internet, softwares, pesquisas e outros
meios. Os textos citam claramente isso, a escola e, obviamente, os professores estão
esquecendo as ferramentas midiáticas básicas e importantes para a formação do
aluno: TV, DVD, Rádio, entre outros.
Os textos refletem a importância do uso do
maior número de ferramentas disponíveis no ambiente escolar corroborando com a
tecnologia atual e todas as suas transformações, pois sabemos que a transformação
tecnológica é extremamente veloz e a cada instante suas mudanças nos surpreende
pela facilidade que nos traz e a necessidade de capacitação e habilidade para
seu uso.
Percebe-se que oportunizar o uso dessas
ferramentas no ambiente escolar beneficia professor e aluno, de forma que o
professor desenvolverá o conteúdo de sua disciplina e o aluno aprenderá a
manusear, desenvolver conceitos além do básico da disciplina, ou seja, através do
uso das diversas linguagens ele pode aperfeiçoar a sua pratica escolar, pessoal
e até mesmo profissional. Uma aprendizagem além da escola.
Autores:
Alessandra Regina Cordeiro
Gilberto Otaviano da Silva
Valdir Leiva Ribeiro
Atividades 4.4
a 4.6 Mídias na Educação
A
mídia tem papel fundamental para construção do pensamento crítico na escola,
através do uso da tecnologia e da percepção e participação interagindo com sua
realidade.
É
fundamental que o aluno construa suas próprias narrativas, não se limitando
somente a leitura de jornais e revistas eletrônicas é necessário
interagir, este é o papel incorporador e
facilitador das novas tecnologias.
A
importância da mídia vem com a comunicação visual, a imagem fala por si,
transmitindo informações que agregam os conhecimentos já adquiridos, gerando
assim aprendizado e reflexão, como se os conhecimentos fossem moldando se.
O
grande objetivo é capacitar os alunos para que eles possam por meio de sua
reflexão, avaliar o que lhe foi informado e saber o que será feito com o mesmo.
O
desafio é produzir mensagens através de mídias e interferências positivas de
quem media este estudo em sala.
Usar
mídias para criar, por exemplo, “Programas de Rádios”, pode proporcionar
reflexão criatividade, melhora da escrita, leitura...
Concluímos
então que mídia na educação, aliada a um professor mediador e desafiador poderá
gerar revolução e aprendizados como qualidades muito positivas e gratificantes
na educação, atual e futura.
Na
sociedade de hoje, a imagem digital é mais importante que a imagem
impressa, portanto é necessário haver
uma compreensão das imagens visuais,
entre outros elementos midiáticos, e filtrar e transformar estas imagens é de suma importância, pois decodificar,
entender, interpretar e criar produções
digitais será sim papel fundamental do cidadão do dia atual.Cabe ao professor
mediar e aproveitar de melhor maneira o uso e transformação das mídias.
Produzido por
Eliana
Aparecida Motta e
Fábio
Medeiros
Impressões das mídias digitais
Uma das impressões que o texto causou em nós é de quanta responsabilidade tem
o nosso papel como formadores, pois vai muito além de desenvolvermos os conteúdos
programáticos das nossas disciplinas, mas, também, capacitar os estudantes para
que sejam críticos com relação as informações que chegam até eles por meio das
diversas mídias. Para tanto, é necessário transformar essa informações em
práticas educativas.
Partindo da realidade dos estudantes é possível construir atividades que
venham promover neles uma reflexão crítica e de transformação da mesma. Uma das
inquietações é a disponibilidade dos recursos para desenvolvimento dessas
atividades.
Um fator importante é que para exercemos a nossa cidadania na era digital
é de fundamental importância que saibamos compreender e utilizar essas mídias. Portanto,
alfabetizar se no uso dessas mídias permitirá a realização de uma leitura de mundo
por meio das próprias construções.
Produzidos por
Cácia de Souza Araújo
Johnny Mota Cassani
Mídias na Educação
A impressão que o texto nos dá, é que o uso de
tecnologias no currículo é uma realidade que não dá mais para ignorar ou
recusar. Os alunos chegam em sala de aula com as informações e conhecimentos
que adquiriram na Internet, ou outros meios de mídia, e o professor precisa
estar por dentro destas novidades. É através da articulação dos saberes que se
transformam as práticas.
Minha prática sofreu muitas mudanças, descobri
novas formas de ensino e aprendizagem. O computador pode ser uma ferramenta
valiosa para a prática pedagógica. Recursos como Internet, Facebook, MSN, E-mail,
podem auxiliar na construção, interação e divulgação de informações e conhecimentos
que o educando, sob a orientação do professor, vai processando no decorrer de
seu aprendizado. E através da mídia, os alunos poderão participar da construção
do seu conhecimento crítico, fundamental para o processo de desenvolvimento.
Podemos divulgar atividades por blogs das turmas,
enviar recados pelo facebook, criar mapas conceituais para resumos de textos,criação
de vídeos,com forma de expansão crítica, pois assim os educandos, são obrigados
a pesquisar, elaborar, criar, executar, e socializar.Podemos trabalhar diversas
habilidades e competências em somente uma atividade.
A Internet pode ser um instrumento positivo ou
negativo, tudo dependerá do foco que se atribui ao seu uso, portanto é
necessário ser criterioso quanto aos conteúdos veiculados na rede mundial de
computadores.Se em trabalhos escolares os alunos somente copiarem e colarem os
conteúdos,a internet influenciou de uma maneira negativa. Se a utilizarmos de
forma criativa, ela nos propiciará trabalhos positivos.
Vanessa e Dirce
Nenhum comentário:
Postar um comentário