Projeto Animais Marinhos e Elaboração de Movie Maker
Grupo: Eliana Mota e Fábio Medeiros
Disciplinas: Ciências e Geografia
Disciplinas: Ciências e Geografia
Público Alvo: 3ºano e 7ºano
Habilidades e conteúdos
. Ecossistema marinho e biodiversidade (7ºano);
. Características dos animais marinhos (3º ano);
. Habitat Natural (3ºano);
. Fauna Marinha (7ºano);
. Classificar e reconhecer as diferentes espécies marinhas e seu habitat (3º e 7º anos);
. Conhecer e compreender o ecossistema marinho e sua biodiversidade (7º ano);
. Compreender a importância da preservação marinha para o futuro (3º e 7º anos);
. Elencar a diferença entre mares abertos e fechados bem como a migração das espécies (7º ano).
Desenvolvimento
Adaptados para 3º e 7º anos
. Assistimos vídeos (Internet) documentários na sala informática sobre fauna marinha e habitat;
. Em sala comentamos os vídeos;
. Foram sugeridos pesquisas em casa e fotos sobre o assunto desenvolvido;
. Questionamento sobre os temas;
. Confecção de cartazes;
. Uso de fotos (câmera fotográfica) dos alunos desenvolvendo atividades em sala;
. Exposição dos trabalhos na escola;
. Músicas sobre o assunto (rádio);
. Fechamento do projeto (Movie Maker) registrando o estudo desenvolvido (3º ano);
. Apresentação do Movie Maker para comunidade (3º ano);
. Exposição de trabalhos realizados na escola e explicações dos alunos na exposição (7º ano).
Recursos Utilizados
. Computador;
. Internet;
. Mídias;
. Revistas, jornais, livros...;
. Câmera fotográfica;
. Rádio.
Tempo necessário para aplicação
3º ano: vinte dias .
7º anos: seis aulas.
Formas de avaliação
Foram
observadas a participação e compreensão geral da sala, bem como a
organização, capricho e habilidades; interesse em aprofundamento dos
assuntos e outros.
Anexos
Internet
Vídeos Yotube:
Músicas
Mídias e Rádio
“As coisas tão mais lindas” Nando Reis;
“Salve o Planeta azul” Cidade Negra.
Computador
Elaboração do Movie Maker
(fotos e músicas)
Vídeo postado no blog fotografandoviagemaravilhosa.blogspot.com.br
Conclusão:
O
curso sobre as TICs na educação, nos mostra como a tecnologia na escola
não é problema e nem solução e sim um auxiliar para melhorar a
qualidade de ensino. É necessário renovar, assumir responsabilidades
profissionais, aproveitar o que os alunos também gostam dentro do mundo
virtual e colocarmos juntos em prática no ensino/aprendizagem,
favorecendo mudanças significativas na nossa sociedade.
A
inclusão digital está avançando aos poucos, professores capacitados e
comprometidos com as novas tecnologias serão mais bem qualificados
dentro da esfera educacional, a nossa experiência inicial foi
gratificante.
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Atividade 2.10 - Registro
Digital Projeto
Autor: Vanessa
Autor: Vanessa
A Atividade sofreu algumas alterações, devido a tempo e imprevistos durante o
percurso do desenvolvimento da atividade.
Para
cada grupo, foi escolhido somente um determinado elemento químico, que no caso
do grupo relatado foi o Magnésio.
Os
outros grupos, tivemos dificuldade em relação a disponibilidade dos materiais
para realização da atividade.
O
grupo apresentou sobre Magnésio,
falando sobre suas características , aplicações e métodos de obtenção. Logo
após o grupo deu a opinião sobre a
realização do trabalho e a importância das mídias, para o processo de
aprendizagem.
Atividade 2.10
Grupo:
Alessandra Regina Cordeiro
Gilberto Otaviano da Silva
Valdir Leiva Ribeiro
Participação ativa dos alunos durante a execução do Projeto Jogos Escolares (Educação Física) através de filmagens, fotos e cronometragem de tempo durante atividades esportivas, tendo como produto final a criação de uma página do projeto no Facebook.
A idéia da atividade partiu da existência de um projeto iniciado em 2012 na EE Lucy Franco Kowalski, onde atraves da prática de diversas modalidades esportivas e atividades interdisciplinares, o aluno participa de forma ativa durante o evento esportivo.
Essa participação ativa ocorre fora de seu período de competição, onde o aluno se torna colaborador do evento, atraves da utilização de diversos recursos tecnológicos: celulares, máquinas fotográficas, filmadora, aparelho de som, microfone, relógio, cronômetros, entre outros. De posse de todo o material coletado pelo aluno, criamos uma pagina para o Projeto no Facebook.
Passem por lá e curtam a nossa página:
https://www.facebook.com/jogosescolaresdolucy
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Grupo II - Professoras responsáveis: Ruth de Simone Pereira; Eliane Quintão Magnani e Elaine Santos
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Grupo II - Professoras responsáveis: Ruth de Simone Pereira; Eliane Quintão Magnani e Elaine Santos
Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Disciplina: Língua Portuguesa -
Hipertexto
Plano de Aula
Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Disciplina: Língua Portuguesa -
Hipertexto
Plano de Aula
- Cronograma : 09/10/2013 à 18/10/2013
- Quantidade de aulas necessárias: 8 aulas
- Instituições de Ensino: Escola: Escola Estadual Professor Raul Brasil e Escola Estadual Conjunto Habitacional Parque Dourado II
- Disciplina: Língua Portuguesa
- Público Alvo: 2º ano do Ensino Médio
- Turmas: A e B
- Período: Manhã
Projeto: “Ler para
Aprender, Ler para Fazer e Ler para Ser”
Justificativa
- A análise do trecho do capítulo XVIII da obra “Memórias de um Sargento de Milícias” tem por finalidade compreender a mulher do século XIX e compará-la com a do século XXI. Além disso, estudar o período literário do “Romantismo”, com ênfase no contexto histórico do Brasil. Dessa forma, desenvolver nos discentes as habilidades necessárias para que esses se tornem leitores e escritores competentes, além de críticos literários.
Objetivo Geral
- Oportunizar aos alunos um contato com o texto literário no que se refere ao ler para apreciar/fruir e conhecer/compreender, no intuito de incentivar e despertar o gosto e o prazer dos educandos de lerem as obras literárias obrigatórias para o ENEM e vestibulares. Além disso, fazer uma analogia com a contemporaneidade e, a partir dessa contextualização, promover uma reflexão sobre as semelhanças e mudanças de um período a outro, em relação à linguagem e visão feminina, tanto intelectual, pessoal e profissional.
Objetivos específicos
- Trabalhar a leitura individual e compartilhada;
- Mostrar a importância da leitura;
- Desenvolver a oralidade e a escrita;
- Formar leitores apreciadores e críticos;
- Estimular a socialização;
- Conhecer o período literário, o autor e o contexto histórico;
- Valorizar o texto literário como fonte de informação, de acesso aos mundos criados pela literatura e possibilidade de fruição estética;
- Despertar o interesse por ler e ouvir a leitura de textos literários;
- Compartilhar opiniões, ideias e preferências;
- Trabalhar a revisão dos textos;
- Ampliar o vocabulário;
- Fazer adequações à linguagem;
- Parafrasear;
- Reescrever o texto de forma coesa e coerente atendendo às exigências de estrutura do gênero textual;
- Utilizar a Tecnologia da Informação e Comunicação.
Conteúdo Programático:
- Literatura – “Romantismo”, Gramática – conectivas concordâncias verbal e nominal, regências verbal e nominal, pontuação e ortografia.
Desenvolvimento do Projeto
- Atividade I:
- Apresentação da obra e do autor;
- leitura compartilhada e levantamento
prévio do conhecimento dos alunos sobre o tema e o significado das
palavras.
- Atividade II:
- Explanação do conteúdo de
literatura – período: Romantismo.
- Atividade III:
- Produção textual ( reescrita do
trecho apresentado aos alunos, com ênfase na mudança tanto da
linguagem quanto do perfil da mulher do século XIX, para o século
XXI).
- Atividade IV:
- Leitura dos textos produzidos pelos
alunos, revisões gramaticais e ortográficas.
- Atividade V:
- Sala do Acessa Escola ( os alunos
utilizarão a TIC, digitarão os textos, revisados, no “word”, em
seguida, salvarão o documento em uma pasta e enviarão para o e-mail
da professora, que publicará no “Blog” da escola.
Recursos didáticos: texto impresso,
produção escrita, lousa, giz e laboratório de informática.
Avaliação
- A avaliação será diagnóstica, somativa e formativa, durante o processo ensino- aprendizagem.
Bibliografia
MAIA, João Domingues, 2º edição,
Editora Ática
ROJO, Roxane. Letramento e capacidades
de leitura para a cidadania. São Paulo: SEE: CENP, 2004, Texto
apresentado em Congresso realizado em maio de 2004.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação
da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 6ª Edição, São
Paulo, SP: Editora Cortez, 1997.
Olá colegas, meu Plano de atividade com hipertexto é sobre a Semana da arte Moderna e envolve as disciplinas de Artes, História e Literatura, mas no momento estou trabalhando no Núcleo Pedagógico de Língua Portuguesa da Diretoria de Ensino de Suzano e não pude desenvolver o Plano, logo minha contribuição neste comentário se reduz a expectativas e não a experiências vividas. Giani de Cássia
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
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ResponderExcluirOlá pessoal,
ExcluirParece brincadeira mas é verdade, apesar de já estar na educação a algum tempo foi a primeira vez que utilizei as tecnologias de informação e comunicação em minha prática pedagógica e como instrumento de aprendizagem. Admito, também que no começo tive certa resistência mas no fim entendi "o aluno só aprende se o que ensinarmos fizer algum sentido pra ele". Logo as tic fazem parte da vida cotidiana dos educandos então vamos encorporá-las na escola também e assim facilitar nosso trabalho. Durante todo esse projeto a palavra de ordem foi inovar e atualizar não só as minhas técnicas e práticas pedagógicas mas os meus conceitos, utilizando todo o conhecimento aprendido, pesquisando outros e compartilhando - participando de um mundo sem fronteiras!
Durante as atividades de pesquisa sobre os movimentos históricos da literatura que exigiam apenas respostas concretas e de cunho histórico, recebi pouco retorno de interatividade e participação voluntária do aluno com o tema. Porém quando exploramos mais o tema só que agora as respostas das pesquisas dependiam também da opinião do aluno, as aulas passaram a ter um movimento mais ativo, eles queriam saber e defender um ideia, e isso provocou muita discussão e mais estudos. Foi mais fácil conduzir o processo de ensino e aprendizagem.
Estou muito satisfeita e animada em promover outras atividades com as tic.
Olá pessoal,
ExcluirEsqueci de passar o endereço do meu blog para quem desejar consultar meu plano de aula do qual fiz o relato da experiência no uso das tic: http://likamagnani.blogspot.com.br/
Forte abraço e até outra vez!!!!