Ativ 2.10


Projeto Animais Marinhos e Elaboração de Movie Maker

Grupo: Eliana Mota e Fábio Medeiros 

Disciplinas: Ciências e Geografia
Público Alvo: 3ºano e 7ºano
Habilidades e conteúdos

Ecossistema marinho e biodiversidade (7ºano);
. Características dos animais marinhos (3º ano);
. Habitat Natural (3ºano);
. Fauna Marinha (7ºano);
Classificar e reconhecer as diferentes espécies marinhas e seu habitat (3º e 7º anos);
. Conhecer e compreender o ecossistema marinho e sua biodiversidade (7º ano);
. Compreender a importância da preservação marinha para o futuro (3º e 7º anos);
. Elencar a diferença entre mares abertos e fechados bem como a migração das espécies (7º ano).

Desenvolvimento

Adaptados para 3º e 7º anos

. Assistimos vídeos (Internet) documentários na sala  informática sobre fauna marinha e habitat;
. Em sala comentamos os vídeos;
. Foram sugeridos pesquisas em casa e fotos sobre o assunto desenvolvido;
. Questionamento sobre os temas;
. Confecção de cartazes;
. Uso de fotos (câmera fotográfica) dos alunos desenvolvendo atividades em sala;
. Exposição dos trabalhos na escola;
. Músicas sobre o assunto (rádio);
. Fechamento do projeto (Movie Maker) registrando o estudo desenvolvido (3º ano);
. Apresentação do Movie Maker para comunidade (3º ano);
. Exposição de trabalhos realizados na escola e explicações dos alunos na exposição (7º ano).

Recursos Utilizados

. Computador;
. Internet;
. Mídias;
. Revistas, jornais, livros...;
. Câmera fotográfica;
. Rádio.

Tempo necessário para aplicação

3º ano: vinte dias .
7º anos: seis aulas.
Formas de avaliação

Foram observadas a participação e compreensão geral da sala, bem como a organização, capricho e habilidades; interesse em aprofundamento dos assuntos e outros.


Anexos
Internet
Vídeos Yotube:





Músicas
Mídias e Rádio

As coisas tão mais lindas” Nando Reis;
Salve o Planeta azul” Cidade Negra.


Computador
Elaboração do Movie Maker
(fotos e músicas)

Vídeo postado no blog fotografandoviagemaravilhosa.blogspot.com.br

Conclusão:

O curso sobre as TICs na educação, nos mostra como a tecnologia na escola não é problema e nem solução e sim um auxiliar para melhorar a qualidade de ensino. É necessário renovar, assumir responsabilidades profissionais, aproveitar o que os alunos também gostam dentro do mundo virtual e colocarmos juntos em prática no ensino/aprendizagem, favorecendo mudanças significativas na nossa sociedade.
 A inclusão digital está avançando aos poucos, professores capacitados e comprometidos com as novas tecnologias serão mais bem qualificados dentro da esfera educacional, a nossa experiência inicial foi gratificante.



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Atividade 2.10 - Registro Digital Projeto
Autor: Vanessa


            A Atividade sofreu algumas alterações, devido a tempo e imprevistos durante o percurso do desenvolvimento da atividade.
Para cada grupo, foi escolhido somente um determinado elemento químico, que no caso do grupo relatado foi o Magnésio.
Os outros grupos, tivemos dificuldade em relação a disponibilidade dos materiais para realização da atividade.
O grupo apresentou sobre Magnésio, falando sobre suas características , aplicações e métodos de obtenção. Logo após o grupo deu a opinião sobre a realização do trabalho e a importância das mídias, para o processo de aprendizagem.

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Atividade 2.10  

Grupo:
Alessandra Regina Cordeiro
Gilberto Otaviano da Silva 
Valdir Leiva Ribeiro




Participação ativa dos alunos durante a execução do Projeto Jogos Escolares (Educação Física) através de filmagens, fotos e cronometragem de tempo durante atividades esportivas, tendo como produto final a criação de uma página do projeto no Facebook.


A idéia da atividade partiu da existência de um projeto iniciado em 2012 na EE Lucy Franco Kowalski, onde atraves da prática de diversas modalidades esportivas e atividades interdisciplinares, o aluno participa de forma ativa durante o evento esportivo.
Essa participação ativa ocorre fora de seu período de competição, onde o aluno se torna colaborador do evento, atraves da utilização de diversos recursos tecnológicos: celulares, máquinas fotográficas, filmadora, aparelho de som, microfone, relógio, cronômetros, entre outros. De posse de todo o material coletado pelo aluno, criamos uma pagina para o Projeto no Facebook.

Passem por lá e curtam a nossa página:
https://www.facebook.com/jogosescolaresdolucy 

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Grupo II - Professoras responsáveis: Ruth de Simone Pereira; Eliane Quintão Magnani e Elaine Santos

Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC

Disciplina: Língua Portuguesa - Hipertexto

Plano de Aula

  • Cronograma : 09/10/2013 à 18/10/2013
  • Quantidade de aulas necessárias: 8 aulas
  • Instituições de Ensino: Escola: Escola Estadual Professor Raul Brasil e Escola Estadual Conjunto Habitacional Parque Dourado II
  • Disciplina: Língua Portuguesa
  • Público Alvo: 2º ano do Ensino Médio
  • Turmas: A e B
  • Período: Manhã

Projeto: “Ler para Aprender, Ler para Fazer e Ler para Ser”

Justificativa

  • A análise do trecho do capítulo XVIII da obra “Memórias de um Sargento de Milícias” tem por finalidade compreender a mulher do século XIX e compará-la com a do século XXI. Além disso, estudar o período literário do “Romantismo”, com ênfase no contexto histórico do Brasil. Dessa forma, desenvolver nos discentes as habilidades necessárias para que esses se tornem leitores e escritores competentes, além de críticos literários.

Objetivo Geral

  • Oportunizar aos alunos um contato com o texto literário no que se refere ao ler para apreciar/fruir e conhecer/compreender, no intuito de incentivar e despertar o gosto e o prazer dos educandos de lerem as obras literárias obrigatórias para o ENEM e vestibulares. Além disso, fazer uma analogia com a contemporaneidade e, a partir dessa contextualização, promover uma reflexão sobre as semelhanças e mudanças de um período a outro, em relação à linguagem e visão feminina, tanto intelectual, pessoal e profissional.

Objetivos específicos

  • Trabalhar a leitura individual e compartilhada;
  • Mostrar a importância da leitura;
  • Desenvolver a oralidade e a escrita;
  • Formar leitores apreciadores e críticos;
  • Estimular a socialização;
  • Conhecer o período literário, o autor e o contexto histórico;
  • Valorizar o texto literário como fonte de informação, de acesso aos mundos criados pela literatura e possibilidade de fruição estética;
  • Despertar o interesse por ler e ouvir a leitura de textos literários;
  • Compartilhar opiniões, ideias e preferências;
  • Trabalhar a revisão dos textos;
  • Ampliar o vocabulário;
  • Fazer adequações à linguagem;
  • Parafrasear;
  • Reescrever o texto de forma coesa e coerente atendendo às exigências de estrutura do gênero textual;
  • Utilizar a Tecnologia da Informação e Comunicação.

Conteúdo Programático:

  • Literatura – “Romantismo”, Gramática – conectivas concordâncias verbal e nominal, regências verbal e nominal, pontuação e ortografia.


Desenvolvimento do Projeto

  • Atividade I:
- Apresentação da obra e do autor;
- leitura compartilhada e levantamento prévio do conhecimento dos alunos sobre o tema e o significado das palavras.

  • Atividade II:
- Explanação do conteúdo de literatura – período: Romantismo.

  • Atividade III:
- Produção textual ( reescrita do trecho apresentado aos alunos, com ênfase na mudança tanto da linguagem quanto do perfil da mulher do século XIX, para o século XXI).

  • Atividade IV:
- Leitura dos textos produzidos pelos alunos, revisões gramaticais e ortográficas.

  • Atividade V:
- Sala do Acessa Escola ( os alunos utilizarão a TIC, digitarão os textos, revisados, no “word”, em seguida, salvarão o documento em uma pasta e enviarão para o e-mail da professora, que publicará no “Blog” da escola.
Recursos didáticos: texto impresso, produção escrita, lousa, giz e laboratório de informática.

Avaliação

  • A avaliação será diagnóstica, somativa e formativa, durante o processo ensino- aprendizagem.

Bibliografia

MAIA, João Domingues, 2º edição, Editora Ática
ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. São Paulo: SEE: CENP, 2004, Texto apresentado em Congresso realizado em maio de 2004.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 6ª Edição, São Paulo, SP: Editora Cortez, 1997.




5 comentários:

  1. Olá colegas, meu Plano de atividade com hipertexto é sobre a Semana da arte Moderna e envolve as disciplinas de Artes, História e Literatura, mas no momento estou trabalhando no Núcleo Pedagógico de Língua Portuguesa da Diretoria de Ensino de Suzano e não pude desenvolver o Plano, logo minha contribuição neste comentário se reduz a expectativas e não a experiências vividas. Giani de Cássia

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    1. Olá pessoal,

      Parece brincadeira mas é verdade, apesar de já estar na educação a algum tempo foi a primeira vez que utilizei as tecnologias de informação e comunicação em minha prática pedagógica e como instrumento de aprendizagem. Admito, também que no começo tive certa resistência mas no fim entendi "o aluno só aprende se o que ensinarmos fizer algum sentido pra ele". Logo as tic fazem parte da vida cotidiana dos educandos então vamos encorporá-las na escola também e assim facilitar nosso trabalho. Durante todo esse projeto a palavra de ordem foi inovar e atualizar não só as minhas técnicas e práticas pedagógicas mas os meus conceitos, utilizando todo o conhecimento aprendido, pesquisando outros e compartilhando - participando de um mundo sem fronteiras!

      Durante as atividades de pesquisa sobre os movimentos históricos da literatura que exigiam apenas respostas concretas e de cunho histórico, recebi pouco retorno de interatividade e participação voluntária do aluno com o tema. Porém quando exploramos mais o tema só que agora as respostas das pesquisas dependiam também da opinião do aluno, as aulas passaram a ter um movimento mais ativo, eles queriam saber e defender um ideia, e isso provocou muita discussão e mais estudos. Foi mais fácil conduzir o processo de ensino e aprendizagem.
      Estou muito satisfeita e animada em promover outras atividades com as tic.

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    2. Olá pessoal,

      Esqueci de passar o endereço do meu blog para quem desejar consultar meu plano de aula do qual fiz o relato da experiência no uso das tic: http://likamagnani.blogspot.com.br/

      Forte abraço e até outra vez!!!!

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